família

anastácia

Para o puerpério:


Mantenha um hábito seu. O café na xícara favorita, sentada na cadeira de sempre, o banho no final do dia ou a maquiagem de manhã. Escolha uma velha mania e faça dela o seu momento. Isso sinaliza ao seu cérebro que ainda existe um pedaço seu ali. Parece loucura, eu sei. Mas quando a vida sai dos trilhos, e é isso que a chegada de um bebê faz, a sensação de “quem sou eu?” é angustiante. Afinal, por anos você fez, agiu, vestiu, criou coisas que fazem parte do seu “eu”. E num estalar de dedos, tudo se foi. Ter algo familiar para se ancorar ameniza essa sensação esquisita.


Rede de apoio: ter ajuda é maravilhoso, mas como quase tudo na criação de filhos, a dosagem importa. E muito. Pouco se fala sobre, mas o excesso de ajuda pode ser tão complicado como a falta dela. Pais e mães não nascem com o bebê. É preciso espaço (leia-se: água batendo na bunda) para essa construção. Ajuda sobrando, muitas vezes, faz mães inseguras e deixa pais em uma posição confortável demais para entrarem no círculo de cuidados do filho. Várias das habilidades e parte do vínculo surgem quando não temos opção, mas fazer o que precisa ser feito. Haverá medo, choro (do adulto e do bebê) e tentativas desajeitadas que futuramente serão piadas. Mas a autonomia e a coragem que ganhamos desses momentos nos salvam em situações futuras.


Tudo bem ficar na cama com o bebê, se é o que acha que deve fazer. Seu filho acabou de nascer e isso diz muito sobre vocês. Da mesma maneira, ao se sentir borocoxô, se force a entrar no banho. Esteja atenta pois quanto mais borocoxô, mais força a gente precisa para se levantar. Entre no chuveiro, lave o cabelo, troque de roupa, escove os dentes, passe desodorante. É o básico para estarmos bem e é inacreditável como passa batido.


O que você vive é transitório. Uma lacuna entre o já não sou somente mulher, mas ainda não sou tão mãe. Logo isso se encaixa melhor. E percebemos como esse espaço, esse vão na linha da vida, é precioso. E mesmo que hoje, com cheiro de leite, travesseiro e pijama usado, você não enxergue, eu te prometo que lá na frente ficará nítido. E você verá.


@rafaelacarvalhoescritora