ELE CRESCE. EU TENHO CHANCE.

348
3min de leitura

Entramos no último ano desse primeiro setênio. Quanta coisa isso carrega e ele ainda não sabe. Não precisa e não deve saber por enquanto. Quanta coisa meu coração de mãe sente. A primeira é que está chegando!

Chegando em forma de novos dentes. Chegando em forma de compreender melhor um não. Em forma de novas habilidades manuais, em forma de colorir mato de verde, céu de azul e sol de amarelo. Vocabulário. Vontades e frustrações novas. Claramente chegando quando eu, agora, tenho roupas e sapatos nos desenhos. E não sou mais do tamanho da árvore. Não basta mais o "a planta bebê a água da chuva". Há interesse agora. "Mas como a raiz puxa a água da terra? Ela é viva?". Está chegando a hora. O porque não é mais fase e não é toda resposta que satisfaz. Ele quer mais.

Ele entende. Entende que está nervoso. Que eu estou. Entende que não deveria ter feito ou que deveria. Entende o que deve fazer quando está com sono. Entende que ele é um membro da casa e como qualquer membro da casa ele tem responsabilidade pra tudo funcionar. Entende que eu avisei mesmo sem eu precisar usar essa frase.

Sabe o que isso significa? Significa que eu tenho chance.

Chance de conduzir ele pra que nunca fique satisfeito com meias respostas. Chance de ensinar a questionar. Chance de ajudar ele a se conhecer melho, a se entender melhor. E entender o outro também, mesmo que seja entender que o outro ainda não entende. Eu tenho chance. Chance de fazê-lo entender que crescer não é abandonar o eu do ano passado. Crescer é construção do eu.

Ele cresce. Eu tenho chances.

Acima de tudo, chance de ser um porto seguro agora pra que, no futuro (que hoje vejo o quão próximo está), será totalmente desnecessário.

A vontade é dizer "não cresce". Mas o que eu quero mesmo é que cresça, mas não cresça inseguro, distante. Eu congelo o hoje pra gente viver de novo juntos lá na frente e tenho certeza que será melhor porque toda nova fase sempre é. E será demais ver ele exercendo o meu papel com bases bem construídas.

Vem, futuro! Ele está preparado. Nós também.

Ah, como eu quero que ele lembre de tudo isso!

 Falando em lembranças, já fez o seu Ensaio de Família? Se ainda não tem fotos dos seus filhos com você, chegou a hora.

Clique aqui para falar comigo:

Estamos sempre produzindo conteúdos que enriquecem muito a percepção dos pais sobre a importância da fotografia para a família e várias ideias para aproveitar melhor o seu tempo com seus pequenos. Desde dicas valiosas até novidades e diferentes pontos de vista que parecem óbvios.

Se você gostou, cadastre-se em nossa LISTA DE E-MAIL e seja a primeira a ficar sabendo quando um post novo entrar no blog. E, claro, de vez em quando rola uma ação especial só para as famílias da nossa lista ;)

ENTRE PARA NOSSA LISTA DE EMAIL

* indicates requiredNome *Email *Telefone *

ELE CRESCE. EU TENHO CHANCE.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

6 anos Aniversário crescer futuro Mãe de menina Mãe de menino Manoel Menino primeiro setenio setenio waldorf

Quem viu também curtiu

\ o que seu filho espera que você cuide por ele

\ como nascem as memórias

\ carta aberta às crianças que ainda não nasceram