Imagem capa - O QUE É O ENSAIO NEWBORN? por Marcela Rosa
FOTOGRAFIA

O QUE É O ENSAIO NEWBORN?

Se tem uma coisa que muda rápido, mas muda muuuito rápido é a tal da rotina com um recém-nascido e a aparência desses pequeninos. Um mês e não é a toa que a medicina já não os considera recém-nascidos: eles engordam como nunca mais engordarão, crescem como nunca mais crescerão, aprendem a mamar muito mais rápido e eficiente, ficam mais acordados... enfim, já são muito diferentes do que eram quando nasceram! E não cabem mais de onde saíram!


Esse período em que a gente está aprendendo a ser mãe e eles aprendendo a ser alguém que respira é um período intenso! Mamadas, trocas de fralda, golfou! Banho, mais mamadas, mais fraldas, cocôs na nuca, ixi sujou tudo e acabou de tomar banho! Troca lençol, coberta, roupa, vai pro banho de novo, mais mamadas, trocas de fraldas (...). A gente não tem tempo. Não tem tempo e nem cabeça pra fazer outra coisa senão ser mãe. Às vezes nem lavar o cabelo dá tempo rsrsrsrs E é aí que eu entro pra falar da importância de registrar esses primeiros dias.


Já falamos aqui sobre a importância de cuidar das coisas que nossos filhos não tem condição ainda de cuidar por conta própria: as memórias.


A Fotografia Newborn (Fotografia de Recém-nascidos) é um tipo diferente de ensaio. Ela pode ser Documental, LifeStyle, Tradicional e até mesmo Misto (uma forma de ter um pouquinho dessas três). E quem dita o ritmo desse ensaio não somos nós, fotógrafos de família, mas sim eles, os nenéns! Respeito ao corpinho, ao tempo, as limitações... muita higiene e conhecimento sobre esses pequenos é necessário para um Ensaio Newborn confiável e seguro.


Separei aqui um resumo pra vocês entenderem e começarem a pensar sobre cada um:




DOCUMENTAL

O Newborn Documental ganha meu coração de um jeito que você não faz ideia! Ele é  muito confundido com o LifeStyle porque ambos fogem da plasticidade de um ensaio tradicional totalmente montado, engessado e irreal. Documental e LifeStyle amam a vida real. Assim como eu!! Mas no Documental eu interfiro ZERO na foto. ZERO mesmo! Não peço para  banho ser feito em outro local por conta de luz, não interajo, não seguro a criança para ajudar. É como se eu fosse somente a câmera. Não falo. Você vive sua rotina e eu fotografo com a minha visão, meu olhar, usando a arte e a criatividade, mas sem dar nenhum mísero pitaco que poderia mudar alguma coisa na cena e deixar de ser "realmente real". Nesse ensaio eu entrego todas as fotos (costumam ser beeem mais de 200!).
Saiba mais sobre fotografia documental nesse post aqui.





LIFESTYLE

É o estilo que eu mais trabalho!! Como eu já disse, o Newborn Lifestyle é a vida real! Porém, diferente do Documental, nele eu interfiro minimamente. Posso pedir um banho seja feito no quarto ao invés do banheiro ou pedir que a mãe faça o bebê dormir ao invés do pai. Mas, pra mim, o lifestyle e o documental, independente de qual deles, são os que mais fazem sentido pra criança no futuro. Como são a vida real, dentro de uma rotina (seja da casa, de um passeio, de um cinema ou sei lá), são fotos que gerarão memórias de verdade porque a família fará aquele programa e agirá daquela forma outras vezes e não só no dia do ensaio (mesmo com pequenos pitacos meus). Meu coração é todinho vida real, gente! Imagina seu filho vendo essas fotos. É o caos do dia-a-dia que a gente sente falta e não vê passar. Um clichê que é pura verdade! Nesse ensaio eu entrego todas as fotos (costumam ser mais de 100, às vezes bem mais! rsrs).





TRADICIONAL

É um estilo de ensaio que trabalhei por alguns anos e, por opção, não trabalho mais. O Newborn Tradicional é o tipo de ensaio de recém-nascido mais conhecido. Esse ensaio precisa ser feito entre 5 e 15 dias de vida do bebê, mesmo prematuros e necessita de muita técnica específica, prática, paciência, cuidado, higiene e estudo sobre a anatomia do bebê e controle do ambiente. É um ensaio 100% posado que demanda tempo já que a criança dita o ritmo da sessão podendo acordar, mamar, fazer xixi e cocô e nós, fotógrafos do família, precisamos entender e respeitar. O Newborn tradicional exige também montagens de duas ou mais fotos já que a maioria das posições o neném não pode ficar sozinho, então "forjamos" isso em um programa de manipulação de imagem para parecer que estava daquele jeito. Encanta muitas mamães com acessórios fofos como óculos, roupinhas e até mesmo por serem bebês peladinhos em tecidos fofos e cestos delicados. Porém, esse é um ensaio puramente estético porque, na verdade, o bebê não vivencia aquelas situações que estão sendo fotografadas. No dia-a-dia ele não dorme em um cesto, não usa óculos e nem tem um mini computador do lado. rsrs Então, para a criança, no futuro, serão apenas fotos bonitas. Eu acho uma graça! Mas - alerta de opinião!!!! - acredito que o Newborn Lifestyle e o Newborn Documental façam mais sentido para a família já que o papel da fotografia é alimentar essa saudade. Saudade da época, da rotina, do bebê, da vida de recém-mãe. Fora que, como estamos falando de um tipo de fotografia que usa acessórios e que não são coisas que usamos ou fazemos na vida real, é uma moda da atualidade ou seja... ao longo do tempo corremos o risco de olhar as fotos, lá na frente, e achar "brega". Assim como acontece quando olhamos uma certa roupa que usávamos, bolsa, etc da moda da época... acabam causando estranheza. Na época que eu fazia esse ensaio, eu montava 4 cenários e entregava 30 fotos. Caso a mãe quisesse mais fotos, ela comprava extras (justamente porque é um tipo bem diferente de ensaio fotográfico, muito mais trabalhoso desde a execução no dia até o tratamento de pele etc).





MISTO

O Newborn misto é uma categoria que acredito que fui eu que criei! kkkkkkkk Não é segredo pra ninguém que minha paixão é o Documental e o LifeStyle e que são esses estilos que eu trabalho há alguns anos. Quem me conhece sabe muito bem que eu amo entrar na rotina e amo a beleza do caos! Eu não fotografo para os pais, fotografo para a criança. Acredito que a foto precisa fazer sentido (fazer sentir!!) ao invés de ser apenas fofinha. Mas algumas mães tem medo de apostar que o sentido da foto, lá na frente, está nas fotografias Documentais e acabam fazendo só o Tradicional porque é o mais comum. Como eu sei que elas se arrependerão de não ter o Lifestyle, fiquei matutando uma forma de incentivar e deixar as mamãe mais seguras. Daí nasceu esse ensaio, Newborn Misto, que nada mais é do que o Lifestyle (ou Documental) + um cenário de tradicional feito na casa da pessoa mesmo, logo após o ensaio Lifestyle/Documental feito, antes de eu ir embora! Nesse ensaio eu entrego todas as fotos do lifestyle e a mamãe pode comprar extras as tradicionais feitas no final. Mas gosto de lembrar aqui que é o bebê que dita o ritmo do ensaio e, caso não seja possível fazer as fotos tradicionais no final, o meu foco sempre será o lifestyle então... rsrs



Há muita beleza no que a gente vive. MUITA! Na barriga que ainda não voltou toda pro lugar e talvez nunca voltará (a gente nunca mais será a mesma pessoa depois de ter filhos, por que a barriga seria?). Na casa que está uma zona com o bebê de 10 dias e ainda com berço desmontado. Nas roupas que não secam no varal porque não dá tempo! São histórias que você vai contar pro seu filho. Você vai querer compartilhar com ele das mil vezes que você lavou o tapete que ele fez xixi, das mil vezes que você trocou de blusa manchada e com cheiro de leite. Dos choros da madrugada que eram amaciados por um sorriso banguela pós-cólica.


Eu sei que a maternidade dói. Sei que a gente às vezes quer esquecer como é difícil e ninguém avisa pra gente. Mas eu sei também que a gente não trocaria nenhuma noite de sono pelo sorriso de um neném dormindo e que a sensação é de não querer perder um segundo do que estamos vivendo com eles.


A barriga sumiu. E agora?
E agora resta só uma vida inteira pela frente. A sua e a dele.
Agora restam noites. Noites e mais noites. Dias? Muitos. Mas noites muito mais.
Agora tem leite. Blusa manchada e azeda. Sono estampado na chupeta que queimou enquanto fervia.
Agora tem coque e tênis. Conforto antes do estilo.
Tem ritual pra dormir que parece não adiantar nada por conta das noites. Já disse que agora tem muitas noites?
Agora tem choro. No berço e embaixo do chuveiro - que era pra ser a hora do descanso. Mas a gente aproveita esse tempo nosso pra desabafar com a água.
Falando em água... deixa ela cair. Ninguém percebe que algumas gotas ali são salgadas. Qualquer coisa foi o shampoo.
Agora tem força. Como nunca teve antes.


Quem diria que seria possível trocar uma simples barriga por coragem, né?






Ainda não fez fotos do seu pequeno? Vamos conversar um pouquinho e encontrar o melhor tipo de Ensaio Newborn pra ele!!

Clique aqui para falar comigo:








Estamos sempre produzindo conteúdos que enriquecem muito a percepção dos pais sobre a importância da fotografia para a família e várias ideias para aproveitar melhor o seu tempo com seus pequenos. Desde dicas valiosas até novidades e diferentes pontos de vista que parecem óbvios.


Se você gostou, cadastre-se em nossa LISTA DE E-MAIL e seja a primeira a ficar sabendo quando um post novo entrar no blog. E, claro, de vez em quando rola uma ação especial só para as famílias da nossa lista ;)

ENTRE PARA NOSSA LISTA DE EMAIL

* indicates required