ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E FÁCIL PARA CRIANÇA: 10 DICAS

545
7min de leitura

Vou confessar uma coisa: quando engravidei do Manoel, a coisa que eu mais tinha na minha cabeça era que eu ia ter uma criança com paladar novinho em folha, zerado, pra eu poder cuidar e ensinar tudo certinho desde o começo. E assim eu fiz! Acreditei e acredito até hoje que nós somos responsáveis por ensinar o paladar deles. Tenho consciência que poderia fazer ainda melhor (usando apenas orgânicos, por exemplo), mas a gente sempre vai ter onde melhorar, né? Então o que eu fiz foi buscar fazer o meu melhor!!!! Tento criar uma boa relação com a comida e ensinar porque comemos (socialização, mas também para nutrir o corpo). Criar um paladar legal e saber montar seu prato desde pequeno!

Não sou nutricionista, mas sou mãe e mães são um pouco de tudo, né? rsrsrs E, ao longo desses quase 7 anos de maternidade, eu percebi que mesmo eu sendo a mãe mais nova na maior parte dos lugares que eu frequentava, mesmo meus filhos sendo pequenos (6 e 3 anos atualmente), eles sempre se alimentaram melhor (qualidade) do que a média dos amiguinhos e sempre me deparei com uma facilidade pra montar os pratinhos dele (e da nossa família toda, claro!!).

Mas não se engane porque to bem longe de ser uma mãe perfeita UAHUAHUUHA Mas se tem algo que posso me gabar nessa vida de alimentação saudável dos meus pequenos é organização, persistência e muito, muuuito estudo! E por isso, conversando vez ou outra com algumas mamães clientes ou amigas, eu ia conseguindo passar algumas coisas que me ajudam muito muito muito a não me render aos industrializados e outras armadilhas da rotina corrida que temos hoje.

Separei aqui 10 dias decomo manter uma alimentação saudável de forma fácil para as crianças:

1) ENTENDA OS GRUPOS ALIMENTARES

Energéticos: resumindo, são carboidratos. Fornecem energia pro corpo! Não são vilões como têm sido, colocados, coitados. Mas precisam andar em equilíbrio porque podem facilmente virar reserva de energia... ou seja, gordura! E esquece estética! Estamos falando de saúde. Alimentos energéticos são, por exemplo: batata (todos os tipos), inhame, mandioca, macarrão, pães, bolos, biscoitos, arroz etc. Dê preferência para os integrais, SEMPRE!

Reguladores: são alimentos ricos em sais minerais e vitaminas e, como o próprio nome diz, são reguladores do organismo, ajudando a manter um sistema imunológico forte. Muitas fibras! São alimentos reguladores: frutas, verduras e legumes (abóbora, abobrinha, cenoura, chuchu, beterraba etc)

Construtores: são as proteínas! Contribuem para a construção do corpo! Tecidos, ossos, pele, desenvolvimento cerebral etc! São eles: feijão, lentilha, carnes em geral, ovos, leite.

Um prato balanceado é um prato que contenha um alimento de cada grupo. Aqui, monto dessa forma com uma observação: coloco sempre dois alimentos construtores sendo um proteína vegetal e um proteína animal. Não sou uma mãe que manda comer tudo do prato de jeito nenhum, mas a regra é comer sempre um pouco de cada até a barriga encher!

2) FAÇA COMPRA MENSAL DE GRÃOS, FARINHAS, TEMPEROS ETC

É importante ter variedade de alimentos e que eles sejam frescos. Uma coisa que ajuda muito a gente aqui é fazer uma compra mensal de grãos, sementes, farinhas etc que usamos ao longo do mês. Granola, linhaça, chia, farinha de trigo integral, farinha de aveia, aveia, cacau em pó etc. Isso garante que a gente tenha em mãos os ingredientes para receitas rápidas como panqueca de aveia ou pão integral caseiro (o que ajuda a a gente a não nos render aos industrializados! E fazer uma receita acaba virando um ritual da família uma ou mais vezes por semana!), além de que ajuda a mudar a cara de algo que já foi consumido na semana (Banana, por exemplo! Picar e colocar granola fica diferente de comer pura inteira... ou mingau de banana com aveia? Tudo fácil com o mesmo alimento.) 

3) FAÇA COMPRAS SEMANAIS DE FEIRA

Frutas frescas e sem desperdício! A natureza agradece e nossa saúde também, já que fazer a feira semanalmente nos permite também comprar alimentos variados! Menos quantidade, mais variedade. Penso que saber se alimentar é saber comer o mesmo alimento de várias formas além de saber comer vários alimentos diferentes. Não comemoraria meu filho comer só cenoura, faria o possível e o impossível pra ele comer a cenoura e todos os outros legumes! Comprar frutas, verduras e legumes para a semana fica mais fácil calcular e armazenar sem perder o alimento e sem ficar perdido também. Aqui, por exemplo, sei que as crianças comem 3-4 frutas por dia + almoço e janta (legumes e verduras). Calculo isso em variedade para não repetir nada pelo menos no dia e para eu conseguir saber qual compro mais maduro ou mais verde.

4) CONGELE FEIJÃO E MOLHOS (e outros alimentos) EM PORÇÕES PEQUENAS

Congelar feijão é clássico, fala sério. Vem da época que eu me iludia que era sorvete, mas era feijão mesmo no pote de sorvete. Maaaas o que funciona aqui é congelar pequenas porções. Cozinho o feijão no domingo (que é o dia mais tranquilo pra nós) e já separo pequenas porções equivalentes ao almoço de cada dia da semana. Isso vale pra legumes já cozidos, frutas também e até marmitinhas, viu? Quando Manoel era neném, nós tínhamos os horários trocados em casa por conta de trabalho, então eu congelava em saquinho de sacolé (chup-chup), quantidade suficiente pra um almoço e uma janta dele. Dessa forma não tinha desculpa de dar outra coisa no lugar, já que o restante era fácil desembolar cozinhando no vapor tudo junto. O que sempre temos congelado também é molho de macarrão! Vai por miiiiimmmmmmm! Faço um molho de tomate (compro o que vem escrito nos ingredientes "polpa de tomate" apenas) com carne moída, ervilha, brócolis e cenoura. Deixo congelado. O dia que aperta muito eu cozinho um macarrão integral (que tenha nos ingredientes apenas sêmola de trigo e água) e pronto! Refeição completa com os 3 grupos!

5) COMPRE UMA AIRFRYER(Vai por mim, amiga!)

Vai por mim, minha amiga. Não há bichinha mais porreta do que essa tal de Airfryer. Conhecida por fritar sem óleo, o que já seria uma ótima dica de saúde, ela é uma mão na roda pra fazer LEGUMES! Cenouras e abobrinhas em palito, batata doce ou baroa (manquioquinha) em chips, batata inglesa rústica... absolutamente tudo dá pra fazer ótimos acompanhamentos nela em pouquíssimo tempo e com muita facilidade e sabor! Pode colocar cru mesmoooooo, só temperado (se não quiser, nem tempero!!) e ela faz a mágica. Aqui faço de tira-gosto pra eles. Às vezes estamos tomando uma cervejinha e as crianças brincando... pra não encherem o fiofó de amendoim, eu faço alguns legumes na Airfryer e deixo a disposição. Eles AMAM! E mores, faço bolo e pão nela! Segura essa facilidade!

6) PLANEJE-SE PARA O DIA SEGUINTE

Sei que muitas vezes não dá! Mas criar hábitos não é só pra crianças, é pra nós também! rsrsrsrs Deixar uma carne descongelando de um dia pro outro, pensar se sobrou arroz ou se já tem legumes da janta que restaram... ou fazer mais arroz pra sobrar de propósito! É o canal, galera!

7) TENHA SEMPRE FRUTAS SECAS A MÃO

Nem venha com "biscoito é fácil, às vezes a gente tá na rua e ele fica com fome ou eu não tenho tempo". Nada é mais fácil do que uma goiaba, pra começar. Os meus comem ela inteirinha, nem de lixo preciso. rsrsrsrs Mas vou te dar uma dica mara: frutas secas. Usar com moderação, ok? É uma ótima, maravilhosa, incrível opção para sobremesa (aqui eles comem 1 damasco ou 1 ameixa ou um punhado de uvas passas)! Mata a vontade do doce, é saudável, dura muuuitooo e é muito, muito prático.  

8)DÊ PREFERÊNCIA PARA ALIMENTOS DE CORTAR EM MOMENTOS MAIS CALMOS(Deixe os mais fáceis pra momentos de preguiça ou de correria)

Me julguem, mas de manhã a preguiça é master de cortar manga, ok? Então deixo bananas, maçãs, pêras, uvas, goiabas, pêssegos, ameixas enfim, frutas fáceis, que eles mesmo se viram pra essas horas. E horas que estou mais tranquila, eu dou preferência para frutas que preciso ajudar ainda, a cortar, etc. Da mesma forma quando vou sair. Levo as fáceis, em casa dou as difícies. rsrsrs Isso vale também pra conciliar nosso cardápio com o da escola em termos de variedade. Na escola eu sei que tem, com muita frequência maçã, melão, melancia, banana e pêra. Então evito dar essas frutas antes da aula, em casa, porque sei que podem comer lá. Quando eles chegam, eles contam o que comeram aí consigo decidir se dou ou não aqui (dessa forma consigo variar as frutas, não repetir a mesma fruta no mesmo dia).

9) TROQUE O SUCO PELA ÁGUA(ou pela fruta inteira!!)

O suco é a fruta com nutrientes perdidos. Adeus fibras, oi açúcares. se for pra matar sede, água sempre será melhor. Se for pra acompanhar refeição (o que deveria ser o mínimo possível ou zero), água é melhor. Se for pra matar fome ou enganar a barriguinha... frutas inteiras são sempre, sempre mais saudáveis.

10) ENRIQUEÇA OS PRATOS

Você já pensou que o omelete pode ser enriquecido com uma colher de chia? E que a banana poderia ser acompanhada com aveia? Já pensou em colocar um espinafre no arroz? E aquele bolo que você vai fazer sexta-feira... coloca um pouco de linhaça! Com muito equilíbrio (porque é saudável comer os alimentos sem misturas, claro!!), mas todo prato pode ser enriquecido se você quiser! Use a criatividade!

DICA BÔNUS:

Mantenha o equilíbrio: exemplo... se consumiram muito carboidrato no café da manhã, por que não diminuir no almoço? Mas sempre, sempre, sempre SEM NÓIA!

Criar filhos dá um trabalho do cão, né? E eles vão querer ver e lembrar disso tudo.Vamos registrar essa fase gostosa?

Clique aqui para falar comigo:

Estamos sempre produzindo conteúdos que enriquecem muito a percepção dos pais sobre a importância da fotografia para a família e várias ideias para aproveitar melhor o seu tempo com seus pequenos. Desde dicas valiosas até novidades e diferentes pontos de vista que parecem óbvios.

Se você gostou, cadastre-se em nossa LISTA DE E-MAIL e seja a primeira a ficar sabendo quando um post novo entrar no blog. E, claro, de vez em quando rola uma ação especial só para as famílias da nossa lista ;)

ENTRE PARA NOSSA LISTA DE EMAIL

* indicates requiredNome *Email *Telefone *

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E FÁCIL PARA CRIANÇA: 10 DICAS

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

\ o que seu filho espera que você cuide por ele

\ como nascem as memórias

\ carta aberta às crianças que ainda não nasceram