O QUE É BLW?

409
4min de leitura

Alimentação. Uma coisa que todo mundo que é vivo faz, mas ainda assim é algo visto como difícil se vier a palavra "saudável logo em seguida. E se eu usar "alimentação saudável" para falar de crianças então, ferrou! A maioria acha que criança é sinônimo de comer mal e odiar coisas verdes. E eu morria de medo dos meus filhos terem uma relação ruim com os alimentos porque eu mesmo só fui aprender depois de velha rsrsrsrs

Com Manoel que hoje tem quase 7 anos eu sabia que o bizu do negócio era dar os alimentos separados, não misturados. Você também já deve ter escutado isso. E eu hoje reafirmo isso. É IMPORTANTÍSSIMO! E sem querer, na época dele, eu fiz um método que agora as pessoas chamam de BLW (Baby Led Weaning) que nada mais é do que deixar o próprio bebê conduzir a introdução alimentar (tradução é desmame guiado pelo bebê), com respeito e atenção aos sinais do bebê.

-> Leia o post do Mundo BLW sobre o que é esse método clicando aqui. <-

Na época do Manoel eu fazia porque me dava um bom sossego pra eu comer em paz (MIM JULGUE KKKK) e porque eu sempre gostei de ver meus filhos descobrindo, apalpando, se sujando!!! E deu beeeem certo, viu? Com Liz, a mesmíssima coisa! Ambos se alimentam muito bem até hoje.

SINAIS DE PRONTIDÃO

• Mínimo de 6 meses de vida

Meio óbvio que até 6 meses o indicado é leite materno apenas, nem água, nada! Mas às vezes a gente tem que falar o óbvio rsrsrs

• Bebê já se senta sozinho(senta sem apoio e vai da posição deitado pra sentado sem nenhuma ajuda)

Esse sinal é essencial porque garante que ele já tenha capacidade de fazer o reflexo de gag, que é o reflexo que todo mundo acha que a criança tá engasgando, sabe? Parece que vai vomitar, mas é a língua trazendo o alimento de volta pra boca pra ser mastigado novamente.

• Demonstra interesse por comida

• Leva o alimento a boca e morde ao invés de empurrar com a língua

COMO OFERECER OS ALIMENTOS

• Bem cozidos, mas não molengos!

• Cortados em palitos, cortes grandes no inícioSaca esse insta da Mundo BLW, tem tudo lá!!!

• Deixar sentir a textura sem amassar, sem dar na boca

• Respeitar a criançaNão forçar que coma mais, não insista em talheres

• Atenção aos sinais de satisfaçãoMovimento de mão como um parabrisa, choro, procurar mamá, querer sair da cadeira.

• Refeições a mesa, todos juntos e comendo a mesma coisaSim! A mesma coisa! Só mudando quantidades, cortes e eventuais temperos como pimenta, por exemplo.

-> Tem medo do seu bebê engasgar? Leia esse post clicando aqui. <-

Independente do método alimentar, todas as PESSOAS estão sujeitas a engasgo.Com leite, água, brinquedo, objetos pequenos, qualquer coisa! Então é de extrema importância que todas as pessoas que tem contato com crianças saibam fazer a MANOBRA DE HEIMLICH.Saca esse vídeo clicando aqui!

QUAIS AS VANTAGENS DO BLW?

• Bebê se diverte, o momento da refeição passa a ser um momento agradável

• Bebê come apenas o que precisa

• Conhece, de fato, os alimentos e suas texturasAprende a se alimentar, cria uma boa relação com os alimentos.

• Colabora para a coordenação motora ajudando, inclusive, no uso de talheres no futuro.

• Aprende a observar a família a comer e fazer igualO que ajuda tanto na qualidade da alimentação quanto no uso de talheres.

QUAIS AS DESVANTAGENS DO BLW?

• Palpite alheio de quem não conhece o método que vai falar várias coisas como "vai engasgar" ou "não tem dente ainda" ou "não vai absorver os nutrientes". Apenas.

Sou suspeita para falar. Não acredito em fórmula mágica, mas acredito em paciência e persistência e muito, muito estudo e informação. Quanto mais a gente procura saber, mais seguro a gente fica para aplicar alguma coisa. Então, leia! Leia mais. E mais! E estude!

Espero ter ajudado na sua dúvida com alimentação! Você pode ter certeza que não tá sozinha, viu? Tamo muito, muito junto!

Clique aqui para falar comigo:

Estamos sempre produzindo conteúdos que enriquecem muito a percepção dos pais sobre a importância da fotografia para a família e várias ideias para aproveitar melhor o seu tempo com seus pequenos. Desde dicas valiosas até novidades e diferentes pontos de vista que parecem óbvios.

Se você gostou, cadastre-se em nossa LISTA DE E-MAIL e seja a primeira a ficar sabendo quando um post novo entrar no blog. E, claro, de vez em quando rola uma ação especial só para as famílias da nossa lista ;)

ENTRE PARA NOSSA LISTA DE EMAIL

* indicates requiredNome *Email *Telefone *

O QUE É BLW?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

alimentação alimentação saudável alimentar alimento baby Baby Led Weaning blw comer IA introdução introdução alimentar led leite leite materno materno método mundo blw saudável weaning

Quem viu também curtiu

\ o que seu filho espera que você cuide por ele

\ como nascem as memórias

\ carta aberta às crianças que ainda não nasceram