\ o que seu filho espera que você cuide por ele

2322
4min de leitura

Celular. Que atire a primeira pedra a mãe que não tem 589 milhões de fotos dos filhos no celular!! Eu sou uma, me julguem! ahahahaha E olha que sou fotógrafa, mas o celular é meu melhor amigo ali, no dia-a-dia com meus pequenos! Mas... esses dias eu estava pensando... como mãe eu não abro mão de um ensaio família por ano. COMO MÃE!!! E como fotógrafa, percebi que muitas famílias que pensam como eu também não abrem. Como assim pensam como eu? Vou explicar um pouquinho, apesar de já ter falado aqui sobre como eu acredito que nascem as memórias 

Se eu pudesse listar motivos pra se fazer um ensaio de família (e ainda todo ano!!) eu listaria como fiz abaixo (leia e me fale se você também pensa assim, tá?):

1) O tempo passa

É o maior clichê já dito nesse mundo. Vocês conseguem imaginar por que? Porque independente se você é brasileira, chinesa, católica, espírita, negra, branca, índia... a saudade de uma mãe pelo filho que cresceu dói no fundo do coração, uma dor doída e gostosa e infinita... da mesma forma pra todas nós. É clichê... até que acontece com a gente!!

2) Você nunca será amado assim novamente

Já ouviu falar que a gente cria filhos pro mundo? O "mamãe, olha o que eu sei fazer" acaba. Num piscar de olhos a gente não precisa mais ajudar eles a arrumar o quarto porque estarão morando em suas próprias casas. Os sábados a noite que passamos vendo Netflix enquanto amigos sem filhos estão na balada, virarão sábados preocupantes porque nossos filhos estão na balada. É, ciclo natural da vida, né? Um dia surge alguém que amarão mais (pense no seu amor pelo seu filho hoje e no amor que você tinha pela sua mãe quando você tinha 4 anos), surgem situações mais divertidas do que almoçar em família num domingo... e por aí vai.

3) Fotos constroem memória mais do que a própria realidade

O que seu filho lembrará do primeiro ano de vida dele? Fotos! E ele vai querer lembrar. Quando seu filho era bebezinho, você não teve curiosidade de ver como você era? Ou curiosidade de ver sua mãe grávida no mesmo tempo de gestação que você está/estava? NÓS SOMOS MOMENTOS!

4) Nossos filhos vão querer nos ver novamente porque não somos eternos

As pessoas vão embora. Falamos tanto dos filhos saírem de casa que não nos damos conta que, um dia, quem vai embora somos nós mesmos. A saudade? Eles sentirão e buscarão conforto nas fotos de quando ainda estávamos todos juntos. Saudade não se mata, é impossível! Saudade se alimenta de força para aguentar até o próximo aperto no peito.

5) A infância é limitada. Ser adulto é para o resto da vida!

Eles têm uma vida inteira para serem adultos. A infância é tempo (lê-se oportunidade) de criar memórias incríveis que virarão histórias para seus filhos contarem pros netos deles! Parece distante pra você? Provavelmente parecia distante para seus tataravós. Tirar um dia do ano, todo ano, pra se libertar dos "nãos"diários e ainda ter isso tudo registrado para garantir que nunca seja esquecido... ah! Não preciso terminar de falar, né?

6) As fotos não são para você, mãe.

Engana-se quem acha que está contratando fotografia pra si mesmo. Foto é algo pra gerações. É algo que vai garantir que você não desapareça no tempo daqui 2, 3 gerações, que vai permitir que seus bisnetos saibam por onde a vida passou até chegar nele. É HISTÓRIA. E você pode garantir isso, só você é a responsável.

Há quem diga que prefere esperar os filhos crescerem antes de investir num ensaio. Esses, quando os filhos crescerem, vão implorar para o tempo voltar... mas o máximo que eles vão conseguir será uma fotografia deles pequenos!

Há quem diga que não vale a pena fazer um ensaio porque os filhos não posam pra foto. Esses, quando se libertam das poses engessadas e da preocupação do laço sair milimetricamente perfeito na cabeça da criança, se deliciam com fotos de um dia totalmente atípico da rotina (o que gera não só fotos verdadeiramente espontâneas, mas geram memórias da família toda se divertindo junta!)

Há quem diga, também, que não gosta de foto. Mas e de conviver com seus filhos, você gosta? Esses, que não gostam de se ver em fotos, um exercício bom pra se fazer hoje ao acabar de ler esse post: olhar suas fotos de 20, 30 anos atrás. Tente imaginar como você se verá como está hoje só que daqui 50 anos.

E quer saber a verdade? Seus filhos não se importarão com sua maquiagem, cabelo ou roupa. Quando o tempo passar e tudo ficar somente na saudade, eles só vão querer ver vocês todos juntos mais uma vez.

REPITO:Seus filhos não se importarão com sua maquiagem, cabelo ou roupa.Quando o tempo passar e tudo ficar somente na saudade,eles só vão querer ver vocês todos juntos mais uma vez.

Você pensa como eu e compartilha dos mesmos sentimentos loucos que essa tal de maternidade traz?

Vamos bater um papo e deixar tudo isso guardadinho pro seu pequeno! Afinal, quando toda essa rotina passar, tudo que eles vão querer (e nós também) é conseguir de alguma forma voltar no tempo.

Clique aqui para falar comigo e receber um orçamento sem compromisso:

Estamos sempre produzindo conteúdos que enriquecem muito a percepção dos pais sobre a importância da fotografia para a família e várias ideias para aproveitar melhor o seu tempo com seus pequenos. Desde dicas valiosas até novidades e diferentes pontos de vista que parecem óbvios.

Se você gostou, cadastre-se em nossa LISTA DE E-MAIL e seja a primeira a ficar sabendo quando um post novo entrar no blog. E, claro, de vez em quando rola uma ação especial só para as famílias da nossa lista ;)

ENTRE PARA NOSSA LISTA DE EMAIL

* indicates requiredNome *Email *Telefone *

\ o que seu filho espera que você cuide por ele

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaio ensaio familia Família Infância lembranças memórias Saudade tempo

Quem viu também curtiu

\ como nascem as memórias

\ carta aberta às crianças que ainda não nasceram

\ uma história sobre contar histórias