família

antônio

Quanto mais a gente se afasta da fase de ter bebê pequeno em casa, mais enxergamos os absurdos que nos são propostos.


Talvez você ainda esteja lidando com um filho pitoquinho, emocionalmente mergulhada nesse universo, e por isso ainda não perceba com clareza.


Mas a proposta de como criar filhos em 2021 é, além de insustentável, contraditória. 


E mesmo que algumas (reforço: apenas algumas) das recomendações façam realmente muito sentido, ao observarmos o conjunto, a vontade é de rir. 


De desespero.


Vamos lá: 

Não pode nenhum tipo de intervenção no sono, não pode dormir no próprio quarto, não pode não querer dar o peito toda hora, não pode choro, não pode chupeta, não pode colocar na creche cedo.


Rede de apoio é essencial, mas não pode abrir a boca.


Convenhamos que no fundo a rede de apoio deveria ser formada por figurantes robóticos, afinal, “como ousam opinar enquanto me ajudam? Tem que ajudar mudo. Movido pela mais pura caridade.”


Não pode ficar irritada e, caso fique, é culpa sua por não seguir as dicas do vídeo com 5 passos para conter a raiva. 


E se a raiva vier do sono: “durma no meio da tarde, boba!” Mas se tiver mais filhos: é fundamental dar atenção individual e responder com calma usando frases previamente decoradas. 


Todo comportamento desafiador vem da falta de conexão. Sente-se para brincar e enfie o sono no koo porque a criança já tem dois anos, acorda quatro vezes à noite e ainda não há nada que possa fazer. Touché!


Tenha momentos para você, mas matricule na pré-escola montessoriana que fica a 45 minutos de distância. Aproveite o tempo da aula para adiantar o jantar (fresco), sujando 4 panelas e lasque suas costas arrumando a cama (montessoriana) no chão, que permite que seu filho caminhe de madrugada, atrapalhando ainda mais advinha o quê? 


Acertou quem respondeu: seu sono.


O limite de caracteres é menor que a lista, por isso finalizo com algo que provavelmente também não pode, mas já que as minhas rugas de preocupação estão consolidadas ao redor dos olhos, aqui vai: 


Queridas mães, venho do futuro dizer que não há nada mais bonito (para o seu bebê e para você) do que escolher suas próprias regras. 


Autora: @rafaelacarvalhoescritora