Imagem capa - PEDAGOGIA WALDORF por Marcela Rosa
EDUCAÇÃOCRIAÇÃO

PEDAGOGIA WALDORF

Bom, sou suspeitíssima para falar sobre a escolas Waldorf. Nunca me encaixei na educação tradicional, sempre questionei pra que, além de vestibular, o que eu aprendia iria servir. E quando ganhei meus filhos... ah! Tudo que eu queria é que eles acabassem a fase escolar como humanos preparados para a vida e não como meros vestibulandos.  Vestibular é importante? Claro que é! se o que você quer ser na vida depende de um curso superior. Mas sejamos sinceros... uma pessoa que sonha em ser jardineira nunca seria feliz fazendo medicina. E o contrário também vale.


o mundo precisa de todas as funções e cabe a nós, pais, estarmos atentos para ajudar nossos filhos, com calma e conhecimento, a encontrar o seu lugar nessa linda roda da vida! Com muito respeito, muito estudo. Experimentando um pouco de cada coisa para tomarem decisões  com mais propriedade e, acima de qualquer coisa, serem seguros de si, bem resolvidos.


Encontrei um amparo pro meu coração de mãe na Pedagogia Waldorf e convidamos a Adriana Mourão, gestora da primeira escola Waldorf das minhas crianças, a Colmeia Jardim e Escola, para explicar um pouco sobre o que é essa pedagogia:






"A Pedagogia Waldorf surgiu em 1919 quando o Sr. Emil Molt, dono de uma fábrica de cigarros, a Waldorf Astória, pediu ao Sr. Rudolf Steiner que pensasse uma escola para seus funcionários e que esta proposta contemplasse um pensar livre. Logo os funcionários sugeriram que esta escola deveria ser para seus filhos, pois educando as crianças, a possibilidade de se formar uma sociedade mais fraterna era maior.


Nessa época, Steiner já dava muitas palestras propondo um novo olhar para o homem e a sociedade: a Antroposofia! Várias pessoas se aproximavam dele com perguntas e dispostos a colaborar. Iniciativas surgiram nos âmbitos da Medicina, Arquitetura, Agricultura, Artes e Educação.


A Pedagogia Waldorf nasceu, então, carregando como tarefa principal o olhar para o ser humano do ponto de vista antroposófico. Ou seja, o ser humano integral, portador de corpo, alma e espírito.


Com base nesse conhecimento profundo do desenvolvimento humano, todo o currículo e atividades foram pensados de forma a servirem de base harmônica para um desabrochar saudável das potencialidades de cada indivíduo.


A Pedagogia Waldorf busca a formação de pessoas ativas, que possam caminhar no mundo de forma livre, responsável e fraterna. O percurso é longo e cuidadoso. Cada fase do desenvolvimento necessita de atenção especial. Assim, a educação contempla 3 fases importantes que denominamos de setênios (já falamos do primeiro setênio aqui no blog).


O primeiro setênio, de 0 a 7 anos. Nesta fase a ênfase está na formação sadia do corpo. Proporcionar às crianças um ambiente no qual elas possam se movimentar em liberdade, brincar de forma espontânea, experimentar seus sentidos com qualidade de impressões. Isso quer dizer que o ambiente é suave, rico em texturas naturais, sem sons ou imagens agressivas ou super estimulantes. O Mundo é Bom!


O segundo setênio vai de 7 a 14 anos. Nesta fase o cuidado está em proporcionar um desenvolvimento sadio no âmbito dos sentimentos, primando pela qualidade das imagens oferecidas para que o pensamento em formação seja rico e plástico. Nesse período as crianças estão no ensino fundamental e todo o currículo apresentado vem carregado de belas imagens e permeado de ações humanas. O Mundo é Belo!


O terceiro setênio, de 14 a 21. Aqui o jovem está construindo seu próprio pensar já tendo tido uma boa base física e emocional. Conceitos abstratos, juízos de valores, pensamentos críticos se desenvolvem livres de dogmas e ancorados em experiências próprias. O Mundo é Verdadeiro!"





Arte e vivência, pra mim são palavras chave dessa Pedagogia e é isso que me encanta!


A criança/adolescente não recebe a informação de mão beijada, apostila pronta. Ela constrói. E tudo que é construído fica gravado na memória de uma forma muito mais permanente e prazerosa (amor em aprender!).


Além do currículo normal (matemática, português, ciências etc que são dados de forma muito mias fluida pelo estudo em épocas), eles aprendem a cantar em uma só voz, a plantar, a colher, a observar a posição do sol, a arrumar a sala e cuidar das suas próprias coisas, aprendem a desenhar, a pintar com aquarela, a tocar instrumentos. São desafiados com a língua Alemão, quadrada e densa, movimentando músculos diferentes no rosto, além do Inglês, claro. Aprendem na prática a ter uma boa relação com os alimentos. Vivem a inclusão social. São feitos muitos trabalhos manuais valorizando o processo e não só o resultado. A prendem a não desistir. E a não ter medo de tentar. Criatividade para resolver problemas!


Eu sempre acreditei que a arte transformaria o mundo. Porque é por meio dela que a gente expressa nossos sentimentos e consegue compreender, inclusive, sentimentos que não foram falados com palavras. Psicólogos se atentam muito aos desenhos dos pequenos, por exemplo! 


Busco uma educação que reforce o que eu ensino em casa e me ajude a ser melhor a cada dia. Me educando junto com as minhas crianças. E você?


"(...)saber que tudo o que é feito perto da criança transforma-se, a partir de seu organismo, em espírito, alma e corpo. A saúde da vida inteira de um ser humano depende de como, em sua infância, nos comportamos perto dela." (Rudolf Steiner)



Criar filhos é uma arte. E eles vão querer saber como você fez isso.
Vamos registrar essa fase de vida que você está vivendo?

Clique aqui para falar comigo:








Estamos sempre produzindo conteúdos que enriquecem muito a percepção dos pais sobre a importância da fotografia para a família e várias ideias para aproveitar melhor o seu tempo com seus pequenos. Desde dicas valiosas até novidades e diferentes pontos de vista que parecem óbvios.


Se você gostou, cadastre-se em nossa LISTA DE E-MAIL e seja a primeira a ficar sabendo quando um post novo entrar no blog. E, claro, de vez em quando rola uma ação especial só para as famílias da nossa lista ;)

ENTRE PARA NOSSA LISTA DE EMAIL

* indicates required