família

helena

Conselhos úteis para a minha versão jovem:


Tenha um cabo de chupeta no carro. 


Coma cachorro-quente de rua às 4:57 da manhã. Muito em breve se manter acordada até meia noite será um feito reservado para os dias 31 de dezembro. Salsicha (vina para os curitibanos) te dará azia. E pão depois das dez, ops, engordei.


Cobre pelo seu trabalho. Sem pedir desculpas, sem palestrar sobre os motivos por estar cobrando pelo seu t-r-a-b-a-l-h-o. 


Na vida há problemas que se resolvem conversando e problemas que se resolvem parando de conversar. Leva-se anos para separar uma situação da outra. Pratique. Parte do seu bem-estar dependerá desse discernimento.


Não coloque piercing no umbigo. Vai dar ruim depois da gravidez. 


Sua vergonha não faz sentido. Em dez anos você não lembrará a cor dos olhos daqueles cujas opiniões teme e tenta controlar. 


Faça a viagem. De ônibus, de última hora, com previsão de chuva a semana toda. São as melhores lembranças de um tempo que passará rápido.


Palavras voam ao vento - escutei aos 19 e foi o conselho mais sábio que já ouvi de alguém sem caráter. Leve pra vida.


Compre a calça que serve. Eu precisei de quatro puerpérios para compreender. Não ter calças na numeração correta - só para entrar mais rápido nas velhas - não tem nexo.


Joguinho, taróloga, mensagens, vodka, simpatia. Non ecziste solução para quem não te quer. Uma bosta, concordo. Curta a fossa, escute Zélia Duncan e Nando Reis, mas não se demore.


Cautela com quem começa um diálogo pedindo desculpas e termina tentando te fazer se sentir culpada. O que é errado é errado, não importa as narrativas ou o quanto floreiem.


Seu corpo, com todos os defeitos que você (ou alguém) coloca, é sua única chance de estar aqui. Ele te permitirá cheirar, e abraçar, e viver o amor. Abrirá caminho para cada um dos seus filhos. É a coisa mais sagrada do universo, pelo simples fato de ser seu. E de que sem ele, você não é nada.


Preste atenção nos ciclos e perceba que no final sempre dá certo. Você cai feio, mas se levanta (e fica cada vez mais ágil em se levantar). E sobrevive, e cresce e vai a lugares que jamais sonhou. Viver é isso. É difícil e é maravilhoso.


Autora: @rafaelacarvalhoescritora