9 EXPERIÊNCIAS PARA GERAR LEMBRANÇAS DAS FÉRIAS

968
7min de leitura

Definitivamente o período de férias é marcante nas nossas memórias mais antigas. Geralmente aquela brincadeira na rua, a casa do primo ou a viagem que lembramos mais foram coisas feitas nas férias. Já falei aqui como eu acredito que nascem as memórias. E fala sério, né? Um ano inteiro de escola e tarefas, as férias tem mesmo que ser revigorante inclusive pras crianças!!! Principalmente pra elas, aliás! Mas olha... eu tenho pensado taaaanto nisso aqui em casa. Vendo de perto meus filhos brincando, levando em parquinhos, viajando... eu tenho percebido - e torcido muito pra isso!! - que memórias estão sendo feitas agora para serem lembradas com gostinho de nostalgia quando eles forem os pais. Eu lembro de muita coisa da minha infância e vou lembrar de muita coisa da infância deles. Já falei disso também. Espero que eles também.

Daí percebi que algumas coisas específicas marcam muito a infância porque é natural dela. E uma coisa que não é novidade: as que mais marcam são as que nós pais estamos ativamente com eles. Pensei em compartilhar com vocês pra que vocês possam gerar muitas memórias incríveis como tenho feito aqui e quero também ver as memórias das famílias para eu ter ideias pra construir novas também!!! Amo essa troca!

1) FAMÍLIAS DE PORCO-SEMENTE-DE-MANGA

Uma brincadeira que meu pai fazia comigo e ele trouxe isso pros meus filhos nessas férias fazendo que eu despertasse uma memória incrivelmente gostosa e começasse a construir isso com os meus pequenos. Quase uma herança de família! hahahaha Meus pequenos amam frutas e manga está no topo da lista! Deixo eles chuparem beeeem o caroço, se lambuzarem. Depois lavo a semente com uma escovinha. Vira um ser muito cabeludo e engraçado. Bastam 4 pés de palito (corto o palito de dente no meio pra pernas curtinhas ou deixo comprido pra porcos mais esbeltos hahaha) e com ajuda de uma faca pra furar a semente... pronto! Toda vez que comemos uma manga, um novo membro da família nasce! E o melhor: as crianças pintam a semana com canetinha o que deixa tudo personalizado e mais divertido ainda! Brincadeira na hora de comer, de fazer e de brincar de fato! E sustentabilidade com criatividade, baby. hahaha

2) APRENDER A ANDAR DE BICICLETA

Taí uma coisa que todo mundo se lembra de como foi e quem estava junto na primeira vez que andou sozinho de bicicleta. Ô memóriazinha marcante essa, viu? Se seu filho tem menos de 4 anos, vale levar pra andar numa bicicleta de equilíbrio ou até com rodinhas. Mas se tem mais... por que não aproveitar essas férias para praticarem e conquistar esse marco incrível? Essa memória tem um selo de garantia que ele vai lembrar!!

3) CADERNO DE RECEITA DA FAMÍLIA

Crianças são masterchefs natos, basta dar espaço. Esse ano tirei da gaveta uma ideia que eu estava namorando há tempos: caderno de receita da família. Fizemos um combinado que todo dia haveria alguma refeição que cozinharíamos juntos (uau, me desafiei legal prometendo uma por dia, mas tá dando certo hahahaha). São coisas simples, mas eles cozinham, brincam, comem e contam pra todo mundo como se fosse a melhor coisa do mundo. E talvez seja mesmo, sabe? Bolos de todos os tipos, biscoitos, pães, panquecas, omeletes diferentes, mingau, tortas... dos mais gordos aos mais saudáveis. Coisas que às vezes parece tão boba, mas só de incluir eles no preparo já fica diferente. E claro, depois de testar e ser aprovado, a receita vai pra um caderno lindo que encapamos juntos com a foto do prato preparado por eles! Olha que lembrança incrível quando eles crescerem!!!!!

4) FABRICANDO A PRÓPRIA MASSINHA

Você nunca mais vai querer comprar massinha na sua vida. hahahhaha Saca essa receita que é a melhor de todas:

- 1    xíc. de farinha de trigo

- 1    xíc. de água bem quente quase fervendo

- 1/2 xíc de sal

- 2    colheres de cremor de tártaro (pra conservar a massinha)

- 1    colher de óleo (qualquer um vegetal)

- Corante alimentício em gel (pega melhor se for gel, anota a dica ahaha)

Mistura tudo (menos o cortante) e vai adicionando a água aos poucos. Ficou pegajoso? Coloca mais farinha. Precisa mais liga, coloca mais água. Até ficar igualzinho a textura de massinha. Daí, separa os pedacinhos pra você colocar corantes de várias cores. Eu faço um buraquinho, coloco e vou amassando até a cor ficar homogênea. Na verdade minhas crianças fazem isso hahahaha Pra guardar, enrolo cada cor num plástico filme e tudo dentro de um pote com tampa. Dura uns 6 meses!!!!!!!!

5) TINTA LIBERADA NO BOX DO BANHEIRO

Quem me conhece sabe bem do meu histórico de gostar de bagunça hihihi Já fiz até um post sobre brincadeiras de criança raiz hahahaha Meus filhos já chegam nas festas falando "posso brincar com tudo, minha mãe deixa" hahahaha E tinta está no meu top favoritos! Como já diria o meu amigo Picasso "Toda criança é um artista. O problema é o como manter-se artista depois de crescido". Ou seja, deixo meeeeesmo que pintem aleatoriamente sem regras de que folhas são verdes e somente papéis são pra desenhar. Claro que é um caos controlado rsrsrsrsrs Aí vai minha dica: tinta no box do banheiro! Eles entram pelados ou com roupas beeem leves que podem manchar e eu libero que pintem paredes vidro etc. Não vale fora do box, não vale abrir o box. Mas eles pintam tudo. Inclusive eles mesmos. Com e sem pincéis. Várias cores que sempre viram uma só, mas até isso acontecer, já experimentaram descobrir o que acontece se juntar azul e vermelho. E dali saem bigodes, óculos, digitais, paisagens... memórias.

6) ACAMPAMENTO NA SALA

Quem é que não gosta de dormir fora de casa? E pras crianças, o quarto é praticamente a casa deles inteira! Uma bela e linda cama feita com vários edredons e lençóis e muitos muitos travesseiros e pelúcias beeeem no meeeeio da sala. Acompanhado dos pais, todo mundo de pijama, lendo história e comendo algo fácil juntos. Gente! Delícia, né? Imagina se chove ainda! Vale lembrar que uma lanterna e um teatro de sombras cai super bem nesse acampamento, viu?

7) MINI HORTA EM CASA

Uma brincadeira a longo prazo que pode durar até depois das férias. Crianças amam fantasiar e a fantasia de maior sucesso sempre é: ser adulto. Por que não jardineiros com aventais e luvas, mexendo na terra dentro de latinhas de leite ou potinhos que já foram usados e iriam pro lixo? Plantar coisas fáceis como cebolinha, alecrim... e ver nascer, cuidar, crescer, ajudar em tudo.. inclusive na hora de "colher" pra usar na comida. Vale fazer olhos e boca e deixar o "cabelo" crescer. Aqui a cebolinha chama Gabriel, o alecrim chama Maria Clara e o orégano ganhou o nome de Rafael e tem até um bigode!

8) CAÇADORES DE PARQUINHOS

Nasce uma mãe, nasce uma rata de parquinho. hahahahhahaha Principalmente se você é de apartamento como eu, minha filha, estamos juntas! hahahaha Nas férias aqui, desde sempre, aproveitamos a parte da manhã que passa rápido e tem um sol gostoso e bom pra saúde pra gente dar umas voltinhas. Tenho uma lista de praças e parques que gosto, uns mais perto, outros nem tanto assim, alguns muuuito longe. Me programo pra variar entre eles e sempre ser uma quebra de rotina, mesmo dentro da rotina de sempre ter um parque. Vale areia, grama, cimento, pistas de skate, quadras, etc. Levo corda, baldinho, pás, bicicleta, patinete, bola. Ou somente eles e eles que se virem catando galhos e pedras. Ah! Frutas e água e uma toalha na bolsa fazem tudo ter um ar de piquenique e às vezes dá até pra dividir alguma coisinha com os micos que aparecem nas árvores!! Ah, os meus amam mapas. Vale fazer um mapa com os parquinhos pra eles seguirem os mapas no caminho se você for a pé. Coloque marcos como "restaurante do seu joão" pra eles irem identificando por onde estão passando no mapa!!! Eles amam e se sentem super exploradores hahahaha

9) VIAJAR DE FORMA DIFERENTE

Essa é a mais óbvia e acho que é a primeira coisa que pensamos quando pensamos em férias: viajar. Mas é indiscutível que mudar de ares seja gostoso e marcante. Daí não vou deixar de listar aqui!! hahahaha Há poucos meses levamos Manoel e Liz pra uma aventura de avião e foi incrível. Mostrar as nuvens de outro ângulo, ver o sol lá de cima enquanto na terra estava nublado. Os olhos brilhavam. Na mesma viagem aproveitamos pra construir um pouco mais de memórias e levamos também num navio. Nem sempre dá pra fazer isso. Na verdade é rara vez que dá hahahaha Mas há coisas pequenas que podemos fazer! Uma vez viajamos tínhamos duas opções na estrada: um caminho de estrada e um caminho que precisávamos esperar e pegar uma barca. Claro que pegar a barca foi mais legal, apesar da demora. Até hoje contam isso e acho que vão contar pra sempre hahahahahha Nem sempre é a viagem mais cara ou o local mais longe. De repente é só fazer um caminho diferente.

Bora agitar essas férias?

Já pensou o tanto de lembranças gostosas eles terão dessas férias?! É disso que eu estou falando! E é por isso que eu acredito que os seus filhos merecem um Ensaio de Família Se ainda não tem fotos assim, chegou a hora.

Clique aqui para falar comigo:

Estamos sempre produzindo conteúdos que enriquecem muito a percepção dos pais sobre a importância da fotografia para a família e várias ideias para aproveitar melhor o seu tempo com seus pequenos. Desde dicas valiosas até novidades e diferentes pontos de vista que parecem óbvios.

Se você gostou, cadastre-se em nossa LISTA DE E-MAIL e seja a primeira a ficar sabendo quando um post novo entrar no blog. E, claro, de vez em quando rola uma ação especial só para as famílias da nossa lista ;)

ENTRE PARA NOSSA LISTA DE EMAIL

* indicates requiredNome *Email *Telefone *

9 EXPERIÊNCIAS PARA GERAR LEMBRANÇAS DAS FÉRIAS

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

\ o que seu filho espera que você cuide por ele

\ como nascem as memórias

\ carta aberta às crianças que ainda não nasceram