Imagem capa - MANUAL DO SUPER ENSAIO GESTANTE por Marcela Rosa
FOTOGRAFIA

MANUAL DO SUPER ENSAIO GESTANTE

Eu, como fotógrafa de família, sou suspeitíssima pra falar de ensaio gestante. Então vou tentar mesclar aqui um pouquinho do meu pensamento como mãe de dois, como mulher que passou por duas gestações com a minha visão de profissional de fotografia. Juro fazer o meu melhor pra ajudar você a ter o melhor ensaio que poderia escolher!!!


Primeiro, a maternidade não começa na hora que você pari. Sim, é um amor desconhecidamente gigante que nasce com a criança. Você deve lembrar quando os meus pequenos nasceram que escrevi um pouco aqui, tanto para o Manoel quando para a Liz. Mas a maternidade começou a mudar minha vida antes deles chegarem. E cara, que loucura é o maternar! Porque mesmo que você tenha duas, três quatro gestações, nunca, nunquinha que o arrependimento de uma vai ser desfeito por você não "errar" na outra. Na gestação do Manoel, por exemplo, acredita que não fiz ensaio? (ele foi um filhote surpresa que chegou no meio de uma vida que me disse equivocadamente que foto não era prioridade). Tenho muitas fotos do dia-a-dia que aparecem minha barriga de Manoel, mas cara, jurei pra mim mesma que na outra gestação eu faria diferente porque me arrependi e muito!! E eu fiz! Mas advinha? Meu arrependimento por não ter feito na gestação dele continua no meu coração hahahahaha Da mesma forma que um filho não substitui o outro, uma gestação também não substitui a outra. Quiçá o ensaio gestante! rsrsrs E olha, hoje com meus filhos de 6 e 3 anos anos eu vejo que essas fotos nem pra mim são. Essas fotos são deles. E eu falo muito aqui sobre mim, mas penso no Igor também. No pai, sabe?


E chegou a hora de eu falar aquele clichê que todo mundo te fala durante a gestação inteira: passa muito rápido. E a gente nem vê.


Bom, gosto de falar. Amo esse mundo! Mas prometo me ater as dicas a partir de agora! hahahaha Selecionei algumas coisinhas que acho essenciais para vocês terem um super ensaio! Depois de ler, você pode conferir algumas inspirações olhando ensaios de gestante que já fizemos!



MANUAL DO SUPER ENSAIO GESTANTE






Algumas perguntinhas você precisa se fazer para começar na busca do seu fotógrafo:


Qual estilo de fotografia eu gosto?
Espontânea, posada, ar livre, interna, lifestyle, urbana, natureza, praia, montanha, real, carregada de edição (...)

Qual é o meu estilo?
Rock, country, da cidade, natureba, zen, caseira, aventureira, viajante, introvertida, colorida, romântica, descolada, moderna, tradicional (...)

O que essas fotos significam para a minha família?
Obrigação, memórias, documento, recordação, saudade, cápsula do tempo, postar em redes sociais, registro desse momento de vida (...)

O que eu espero de um ensaio gestante?
Apenas fotos boas, fotos criativas, fotos reais, minha rotina que está prestes a mudar, nossa juventude, retrato de quando éramos dois ainda (...)


Quando vou ter entre 28 e 30 semanas de gestação?
Como vai estar o clima, meu trabalho, meu tempo, época do ano, chuvas, sol, o local (...)





E que fique claro que você pode gostar de várias coisas juntas, mesmo que totalmente contraditórias, ok? A fotografia não é uma arte exata. E é justamente isso que vai fazer o seu ensaio ter tanto a sua cara, a cara da sua família. É isso que vai fazer o seu ensaio ser só seu e não um ensaio como de qualquer outra família! Minha opinião de fotógrafa: foto boa é obrigação. O que é diferencial vai depender do que você busca nas perguntas acima porque cada fotógrafo tem um estilo, assim como cada família!




AR LIVRE

Esse é o queridinho das gestantes e não acho que é a toa não, viu? Eu sou suspeita pra falar disso porque eu AMO um ensaio ao ar livre. A natureza é aconchegante e naturalmente bonita e eu amo o natural. A gestação é algo que nos liga muito com a natureza, né? E pôr do sol, gente. Não há quem não ache lindo. O ensaio da Luíza e do Inácio esperando o João, por exemplo, fizemos num local que não tinha absolutamente nada, mas tinha uma luz daquelas. Eles queriam algo minimalista como eles. Singelo, mas com sentido. E no fim do ensaio eles me deram o sentido de tudo "Marcela, eu nunca vou esquecer esse pôr-do-sol, obrigada por ter me trazido aqui. É o mais lindo que já vi, nunca tinha visto um sol tão grande". Pronto, meu trabalho foi realizado com sucesso! rsrsrs



DIRIGIDO

Eu gosto da direção de casais porque adultos precisam ser guiados, principalmente em ensaios que são feitos fora da zona de conforto deles. Crianças não porque se sentem confortáveis em qualquer lugar ahahahaha No ensaio da Isadora e do Gabriel esperando a Cecília, por exemplo, assim como na maioria que fazemos, fui direcionando o lugar para ficarem a fim de ter uma luz melhor, um ângulo... mas piadas, movimentos, conversas que rendem expressões verdadeiramente espontâneas conseguem ser captadas. Porque, olha, eu não abro mão de fotos espontâneas não, mesmo que dirigidas! Precisa haver uma direção para o fotógrafo captar pequenos segundos espontâneos, entende?



SENSUAL

Não existe nenhum outro momento de vida que uma mulher está tão linda e plena quanto na gestação. Você já deve ter escutado isso também. Porque é verdade então vira um clichê de tanto ser falado hahahaha No ensaio da Jaqueline esperando o Murilo, por exemplo, fizemos uma parte mais sensual, bem discreta e terminamos com ar livre porque a pousada que estávamos nos permitia os dois ensaio em um só! Que mulher, gente! Que mulher!! Amo poder fotografar o corpo assim, sendo casa.



LIFESTYLE

O Lifestyle é um estilo flexível já que cada um tem um lifestyle, né? rsrsrs Mas a questão é justamente essa! Fazer algo totalmente a cara da família, geralmente dentro da casa mesmo da família, sendo numa rotina ou num dia diferente, mas que facilmente poderia ser um dia normal entre eles. Mas, diferente do documental, o Lifestyle e dirigido. Minimamente, mas é. No ensaio da Deliane e Arnaldo esperando a Manu, por exemplo, passamos uma tarde de domingo delícia. E olha, com crianças esse tipo de ensaio é tudo de booooooom!



Bom, selecionei aqui 10 dicas para ajudar você, em forma de tópico, a não cometer alguns erros no seu ensaio gestante:





1) Visite os fotógrafos com antecedência
e veja trabalhos completos


Conhecer o estilo do fotógrafo é essencial. Mas conhecer ele é ainda mais necessário! Para ter intimidade e abertura e sentir realmente confiança. E ver trabalhos completos, não só fotos de Instagram que ele escolheu para estar ali é a melhor coisa! E com antecedência para garantir a data e mais: se precisar remarcar, garantir que será possível!


2) PENSE NA LUZ
(caixa alta mesmo porque essa é importantíssima!)

A coisa mais importante que você vai ver aqui: LUZ! Pensei comigo: Foto = Luz / Grafia = escrita... então olhe SEMPRE na luz. Bate sol  no lugar por volta de 16:30, 17:00? É um local muito aberto? Vale mandar foto para o fotógrafo!


3) Dê preferência a locais que não sejam batidos
(a não ser que faça sentido pra você)


Um dos maiores problemas de locais públicos é você ficar limitada na hora das fotos. Competir o local com outras pessoas, aparecem pessoas nas suas fotos... fora o incômodo de ter platéia e, talvez, não ter onde se trocar, fazer uma pausa etc. Locais batidos, que todo mundo vai, podem surpreender se o fotógrafo for criativo? Sim! Mas um local novo sempre vai atrair os olhos. Seus e de todos. Esse momento de vida merece uma pousada ou uma mini viagem ou sei lá... uma beirada de estrada que ninguém dá nada por ela, o que acha????? Isso ganha meu coração!








4) Use roupas que te deixem confortável
e não disfarce a barriga


Não adianta ter fotos lindas que vão fazer você lembrar de como foi ruim aquele dia. Você precisa estar bem. Fisicamente e mentalmente. Principalmente com esse barrigão, né? Estar confortável vai fazer você conseguir chegar até o fim da sessão sem a sensação de que "não termina nunca". E a barriga não precisa aparecer se você não quiser. Só não use roupas que ela não pareça de grávida hahahaha Meio óbvio, mas acontece.



5) Não troque de roupa mais do que duas vezes

Muitas pessoas acreditam que o tchan do ensaio gestante é trocar de roupa 5, 6 vezes. Mas é justamente o contrário! O ensaio harmônico é aquele que claramente foi UM passeio a tarde, UM dia bonito. Minha dica master para um ensaio com identidade é usar apenas uma roupa e pensar em acessórios como chapéu e blusa de frio, por exemplo (que podemos fazer fotos com e sem eles... blusa amarrada na cintura, chapéu na mão, sem nenhum dos dois etc). Outro ponto da trocação de roupa é a própria dinâmica do ensaio. Cada vez que se troca, é uma sensação de recomeço e aí o ensaio não pega, ninguém fica "sem vergonha" de fato porque sempre estará nas fotos quebra gelo! MAS SE FOR TROCAR, que troque todo mundo! Fica bem estranho quando só a mulher troca a roupa e o resto da galera continua do mesmo jeito rsrsrs


6) Prefira roupas SEM estampas.
(Abuse mais das texturas, se for o caso)


Estampas ficam ultrapassadas rapidamente, é moda e moda muda! Além de que chamam muito mais atenção do que as pessoas. Essas fotos são para daqui 20, 30, 40 anos então devem ser atuais em qualquer momento da vida. ATEMPORAIS! O moderno (qualquer moderno) é limpo, sem poluição visual. Ao longo do tempo é muito mais fácil você ter vergonha de como você se vestia se as roupas forem super estampadas, escritas etc. A moda muda muito rápido, fuja delas!



7) Pense duas vezes antes de levar acessórios "que estão na moda"
(roupinhas, sapatos, fitas, varal com nomes etc)


Da mesma forma que as estampas, as modinhas mudam muito e acabam ficando "bregas", sabe? Varal com nome, balões, coroas de flores, fitas, roupinhas e sapatos... tudo bem se você gosta, ok? É tudo questão de gosto mesmo! Mas pense que ao longo do tempo isso tudo cai de moda e você pode se arrepender de ter feito fotos assim, pode achar brega. Só vocês dois ou até só você já basta! Aposte no sorriso como acessório, no movimento, na diversão real.



8) Invista em fazer cabelo a make
com um profissional de confiança do seu fotógrafo!


Não é toda galera que sabe maquiar pra foto não! Existem muitos bons profissionais no mercado, mas pode ter certeza que seu fotógrafo vai ter aquela indicação maravilhosa pra garantir que você não saia com a cara diferente do resto do corpo!








9) Use sapatos fechados


Botas, tênis... foto em mato só tem glamour na foto mesmo, ok? Aproveito pra dar uma outra dica sobre isso logo aqui em baixo.



10) Passe repelente até na roupa


Carrapato, insetos, formigas, tudo já vem incluído em ensaios ao ar livre, tá?



11) Converse com seu fotógrafo sobre suas expectativas
e escute o que ele tem pra falar


É importante que o fotógrafo saiba o que você espera da fotografia dele. Tanto esteticamente quanto o motivo de você esta fazendo um ensaio gestante enquanto podia estar comprando coisas pro enxoval.



12) Seja fiel aos horários marcados
para começar o ensaio


Não só por respeito ao profissional porque isso é meio óbvio. Mas por conta de luz, horários de funcionamento da locação e outras coisas que podem interferir no ensaio como um todo (ser feito correndo ou não conseguir ser feito por completo ou a luz ficar ruim e fugir do que você queria de início).









13) Leve lanche e água
e exija uma pausa para descansar


Sempre bom! Principalmente com um serzinho falando "mãe, to com fome" em forma de chutes na sua costela! hahaha



14) Faça um álbum ou algum material impresso com o profissional
(de preferência com o mesmo que fez as suas fotos)


As fotos não são pra você. São para os seus filhos. Cuide dessas memórias como você cuidaria da alimentação ou educação deles porque eles não podem fazer isso, depende de você. E o arquivo digital pode ser perder muito facilmente ao longo do tempo. CD arranha, pendrive some, HD queima, nuvem se perde etc. Mas o impresso... é documento. Está ali, sem necessidade de uma TV ou computador. Acessível a todo momento pro resto da vida. Da sua e da dele. E ao fazer o impresso com a pessoa que fez seu ensaio, a chance do álbum ser mais a cara de vocês é muuuuito maior! Porque o fotógrafo vai saber exatamente de tudo isso que falei ali pra trás, ele já vai te conhecer, conhecer seus gostos e estilo!






Ainda não tem fotógrafo para fazer seu ensaio gestante?

Vamos conversar um pouquinho e eu te conto melhor sobre tudo isso! Espero já ter ajudado em algo! hahahaha

Clique aqui para falar comigo:








Estamos sempre produzindo conteúdos que enriquecem muito a percepção dos pais sobre a importância da fotografia para a família e várias ideias para aproveitar melhor o seu tempo com seus pequenos. Desde dicas valiosas até novidades e diferentes pontos de vista que parecem óbvios.


Se você gostou, cadastre-se em nossa LISTA DE E-MAIL e seja a primeira a ficar sabendo quando um post novo entrar no blog. E, claro, de vez em quando rola uma ação especial só para as famílias da nossa lista ;)

ENTRE PARA NOSSA LISTA DE EMAIL

* indicates required